Ir para o conteúdo
Ficha nº 430858 Justiça 16/09/2026 · 12h29 Situação: investigacao ● relevante

MPF investiga possível irregularidade em uso do Fundeb em 12 municípios do Extremo Sul da Bahia

Itapetinga 24 Horas tom negativo

O Ministério Público Federal na Bahia instaurou inquéritos civis para apurar possíveis irregularidades na aplicação de recursos do Fundeb, via complementação-VAAT, em 12 municípios do Extremo Sul do estado. As investigações abrangem diferentes exercícios e focos, como despesas de capital e o Indicador de Educação Infantil, com base em dados do Siope e do FNDE.

Pontos-chave

  • MPF instaura inquéritos civis em 12 municípios baianos.
  • Suspeitas envolvem uso irregular do VAAT do Fundeb.
  • Focos incluem despesas de capital e Indicador de Educação Infantil.

Contexto

O Fundeb é o principal fundo de financiamento da educação básica no Brasil, e a complementação-VAAT visa reduzir desigualdades.

Dados da matéria

OndeBahia, Brasil
Quando16 set 2026
municípios investigados12
Fonte originalItapetinga 24 Horashttps://www.itapetinga24horas.com/mpf-investiga-possivel-irregularidade-em-uso-do-fundeb-e…Publicado originalmente em 16 de setembro de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

0 favorecidas8 prejudicadas2 neutras

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · deepseek-ai/DeepSeek-V4-Flash-0731 · coletado em 31 out 2026 · 07h09 Pedir correção ou remoção