MPRJ e prefeitura firmam acordo para recuperar antigo lixão da Barra do Piraí
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Prefeitura de Barra do Piraí firmaram um acordo para definir medidas de recuperação ambiental do antigo lixão da Mansão Celestial. O município terá 120 dias para reunir estudos técnicos e apresentar um plano para a área, que recebeu resíduos de forma irregular durante décadas.
Pontos-chave
- O terreno fica em uma região de bacia hidrográfica ligada à bacia do Rio Paraíba do Sul.
- A recuperação é discutida na Justiça desde 1990, quando o MPRJ ajuizou uma ação civil pública sobre o caso.
- Em 1998, a prefeitura firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), homologado pela Justiça, no qual assumiu o compromisso de recuperar a área.
Fonte originalJornal Brasil em Folhashttps://brasilemfolhas.com.br/2026/10/mprj-e-prefeitura-firmam-acordo-para-recuperar-antig…Publicado originalmente em 27 de outubro de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
ÓrgãoPrefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia ★
PessoaBarra do Piraí
PaísBrasil
EmpresaPartido Novo
EstadoEstado do Rio de Janeiro
CidadeRio de Janeiro/RJ
ÓrgãoPSDB do Rio de Janeiro
ÓrgãoAdministração Pública Municipal
EstadoParaíba
1 favorecida0 prejudicadas8 neutras
Relacionadas no arquivo
*Valderico Junior faz mudanças na equipe de governo para uma nova etapa da gestão*CastraPet passa a oferecer atendimento e agendamento por WhatsApp em Santo Antônio de Jesus*Thiago Martins decide não retornar à Maramata e mantém indefinido seu futuro político no governo Valderico Reis Após resultado expressivo nas eleições.*Acidente na BR-393 deixa cinco mortos e nove feridos em Barra do PiraíTombamento de caminhão na BR-393 deixa cinco mortos em Barra do PiraíCinema histórico de Copacabana virou restaurante de luxo
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 29 out 2026 · 21h29
Pedir correção ou remoção