Ir para o conteúdo
Ficha nº 142844 Economia 30/09/2026 · 11h26

Mudança climática pressiona preços de alimentos e ameaça inflação no Brasil

VEJA tom negativo

A mudança do clima está deixando de ser apenas um problema ambiental para se tornar também uma questão de preços. Ondas de calor, secas e chuvas extremas têm afetado colheitas em diferentes partes do mundo e provocado aumentos nos preços de alimentos como milho, carne, tomate e algas.

Pontos-chave

  • O fenômeno, chamado de “inflação climática”, começa a ganhar peso nas projeções econômicas.
  • Um levantamento da Zero Carbon Analytics identificou entre 2022 e 2026 uma série de altas de preços de alimentos associadas a eventos climáticos extremos.
  • Em 2026, todos os casos analisados, com exceção de um, foram relacionados pelos pesquisadores a temperaturas, secas ou chuvas fora dos padrões históricos.
Fonte originalVEJAhttps://veja.abril.com.br/agenda-verde/mudanca-climatica-pressiona-precos-de-alimentos-e-a…Publicado originalmente em 30 de setembro de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

0 favorecidas2 prejudicadas13 neutras

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 05h31 Pedir correção ou remoção