Mulheres indígenas são alvos da violência e omissão

A violência contra mulheres e meninas indígenas cresceu expressivamente no Brasil entre 2014 e 2024, com destaque para a região Norte. Dados do Atlas da Violência 2026 e do Ipea revelam aumento em casos de violência sexual e física, impulsionados por omissão estatal, crimes organizados e invasões territoriais.
Pontos-chave
- Notificações de violência sexual contra indígenas cresceram 481% entre 2014 e 2024.
- A taxa de homicídios indígenas é 22% superior à média nacional brasileira.
- Lideranças reivindicam delegacias especializadas e casas de acolhimento nos territórios indígenas.
Contexto
A violência é agravada por processos coloniais, invasões de terras e precariedade nos serviços de saúde e educação em áreas remotas.
Dados da matéria
OndeBrasil
crescimento de notificações de violência sexual (2014-2024)481%
taxa de homicídios entre indígenas no Brasil24,6 por 100 mil
aumento de casos de violência física (2014-2024)270%
superioridade da taxa de homicídios indígenas frente à média nacional22%
Quem disse
“O garimpo impacta, o narcotráfico impacta com certeza. É preocupante, por causa do assédio e da violência sexual.”
— Cleocimara Reis Gomes
“Tem um ponto chave no aumento da violência contra as mulheres indígenas dentro do território, que tem muito a ver com a questão financeira e com a questão da saúde e da educação.”
— Marinete Tukano
Fonte originalAmazonia Realhttps://amazoniareal.com.br/mulheres-indigenas-sao-alvos-da-violencia-e-omissao/Publicado originalmente em 10 de junho de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
EstadoAmazonas ★
LocalAmazônia
ÓrgãoFórum Brasileiro de Segurança Pública
ÓrgãoInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada
EstadoAmapá
CidadeManaus/AM
EstadoNorte
EstadoTocantins
CidadeOiapoque/AP
CidadeMaués/AM
0 favorecidas7 prejudicadas3 neutras
Relacionadas no arquivo
Os países africanos e o Brasil, diante da oportunidade de escapar da armadilha extrativistaConcurso da Defensoria do Amazonas oferece salários de até R$ 8 milFinados terá calor de até 38°C e chuva em áreas do NorteIneficácia de operações policiais prova que PEC da Segurança é urgenteVai sair com alguém? App usa IA para consultar antecedentes criminaisArtigo: Quando a proteção não consegue impedir a tragédia
Resumo gerado com apoio de IA · google/gemma-4-31B-it-turbo · coletado em 30 out 2026 · 22h34
Pedir correção ou remoção