Nobel de Química premia cientistas que explicaram o ‘lado único’ das moléculas
O francês Henri Kagan e o japonês Kenso Soai receberam nesta quarta-feira (7) o Nobel de Química por descobertas que explicam por que algumas moléculas aparecem na natureza em uma única forma, fenômeno essencial para o desenvolvimento de medicamentos. O prêmio foi anunciado pela Real Academia Sueca de Ciências, em Estocolmo.
Pontos-chave
- Assim como as mãos, algumas moléculas, chamadas quirais, podem ter versões “direita” ou “esquerda”, dependendo da forma como refletem a luz.
- Elas têm propriedades físicas idênticas, mas biológicas muito diferentes.
- Quase todos os aminoácidos existem em duas variantes especulares, mas apenas uma é encontrada nas proteínas das células do organismo.
Fonte originalJornal Brasil em Folhashttps://brasilemfolhas.com.br/2026/10/nobel-de-quimica-premia-cientistas-que-explicaram-o-…Publicado originalmente em 7 de outubro de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
PessoaNobel de Química ★
PaísFrança
ÓrgãoMesa Diretora da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia
CidadeParis
PessoaReal Academia Sueca de Ciências
PessoaComitê Nobel
PessoaHenri Kagan
PessoaKenso Soai
1 favorecida0 prejudicadas7 neutras
Relacionadas no arquivo
Confira a lista de todos os vencedores do Nobel de 2026Nobel 2026 será entregue em Estocolmo e Oslo em 10 de dezembroNobel de Química premia franceses e japonês por descoberta sobre moléculasFrança reforça segurança para manifestações 'de altíssimo risco' neste sábadoManifestantes jogam esterco em ruas na Itália e protestos se espalhamLyon x Angers: horário, onde assistir e prováveis escalações
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 14h27
Pedir correção ou remoção