“O Agente Secreto” no Oscar: Absolute Cultura. Absolute Democracia

“Está fervilhando.” Foi assim que o ator Wagner Moura (O Agente Secreto) resumiu o atual momento da nossa cultura ao ser questionado sobre o brilho recente do audiovisual brasileiro no cenário global. Da aclamação em Cannes às premiações no Globo de Ouro, chegando às históricas quatro indicações ao Oscar, o Brasil voltou a ocupar o lugar que é seu por direito: o topo.
Pontos-chave
- E, ao explicar esse fenômeno, Wagner foi direto e preciso: “Isso é apenas a democracia”.
- E, embora o talento do nosso povo seja infinito, não se trata apenas de inspiração.
- O audiovisual brasileiro tem o que chamamos de “molho”, uma identidade única, um borogodó que algoritmo nenhum consegue replicar.
Fonte originalO Hojehttps://ohoje.com/2026/01/23/agente-secreto-oscar-absolute-cultura/Publicado originalmente em 23 de janeiro de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
PessoaAgente Secreto ★
PaísBrasil
PessoaWagner Luiz Moura
PessoaAbsolute Cultura. Absolute Democracia
LocalRepública Federativa do Brasil
ÓrgãoMunicipal de Desenvolvimento Econômico
PessoaProduto Interno Bruto
ÓrgãoMinistério da Cultura
PessoaPatrimônio Cultural Imaterial de Aparecida
PessoaKleber Mendonça Filho
PessoaGlobo de Ouro
PessoaMargareth Serrão
PessoaWalter Salles
PessoaMargareth Menezes
PessoaFundo Setorial do Audiovisual
PessoaCertificados de Produto Brasileiro
1 favorecida0 prejudicadas15 neutras
Relacionadas no arquivo
Kleber Mendonça Filho homenageia Jafar Panahi em curta após disputa no OscarSemana cultural no Rio tem ópera de Santos Dumont e show de Ozzy na telonaO cinema brasileiro em 100 filmes essenciais: livro revê clássicos e corrige ausênciasÉden defende projeto para Salvador e só discute candidaturas em 2028Por que gatos ficam ativos à noite e na madrugada, explica veterinárioBayern de Munique x Borussia Dortmund: horário e onde assistir à Bundesliga
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 22h49
Pedir correção ou remoção