O que falta para a Lei Maria da Penha ser suficiente? – Por Bebeto Galvão

Bebeto Galvão analisa os 20 anos da Lei Maria da Penha, destacando a contradição entre a lei avançada e o aumento de feminicídios no Brasil. O autor defende a necessidade de maior acolhimento estatal e cita a eficácia do Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio.
Pontos-chave
- Feminicídios cresceram 4% em 2025, totalizando 1.571 casos registrados.
- A Lei Maria da Penha é considerada insuficiente diante da cultura machista.
- O Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio agilizou a concessão de medidas protetivas.
Contexto
O texto celebra os 20 anos da Lei Maria da Penha enquanto critica a persistência da violência estrutural contra mulheres no Brasil.
Dados da matéria
OndeBrasil
Quando7 ago 2026
feminicídios registrados em 20251.571
aumento de feminicídios em relação ao ano anterior4%
Fonte originalIlhéus Nethttps://www.ilheus.net/2026/08/o-que-falta-para-a-lei-maria-da-penha-ser-suficiente-por-be…Publicado originalmente em 7 de agosto de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
EventoLei Maria da Penha ★
PessoaBebeto Galvão ★
PaísBrasil
CidadeIlhéus/BA
ÓrgãoCongresso Nacional do Brasil
ÓrgãoPodemos
2 favorecidas0 prejudicadas4 neutras
Relacionadas no arquivo
Congresso analisa inelegibilidade por violência contra mulher há 11 anosVídeo flagra mulher sendo agredida por homem em rua no interior do AmazonasINSS aumenta concessão de benefícios em 70% e reduz tempo médio de esperaADÉLIA TEM 19.977 VOTOS EM ILHÉUS E SUPERA DUPLA APOIADA POR VALDERICOREPRESENTATIVIDADE E OTIMISMO MARCAM PLENÁRIA DE MAGNO LAVIGNE EM ILHÉUSCORPO A CORPO! Karol Viana percorre bairros e zona rural de Ubaitaba em busca de votos para Bebeto
Resumo gerado com apoio de IA · google/gemma-4-31B-it-turbo · coletado em 31 out 2026 · 02h18
Pedir correção ou remoção