O resgate do aluá
O aluá é uma bebida fermentada e refrescante, preparada com milho ou abacaxi, adoçada com rapadura ou açúcar mascavo. Sua origem é controversa em função de existirem preparos semelhantes entre os indígenas brasileiros, os povos africanos e os europeus. A bebida foi incluída na Arca do Gosto, catálogo mundial que identifica, localiza, descreve e divulga sabores ameaçados de extinção.
Pontos-chave
- A bebida foi incluída na Arca do Gosto, catálogo mundial que identifica, localiza, descreve e divulga sabores ameaçados de extinção.
- A iniciativa visa contribuir para recuperar alimentos e ressaltar a riqueza de produtos que a terra oferece.
- Após o catecismo, aos domingos, as crianças iam para casa de Eutímia, onde um pote de barro com refresco era rapidamente esvaziado.
Fonte originalMeus Sertõeshttps://meussertoes.com.br/2019/09/05/o-resgate-do-alua/Publicado originalmente em 5 de setembro de 2019
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
Relacionadas no arquivo
A vitória eleitoral de Lula em dados, por Lauro MatteiEx-ministro Adolfo Sachsida lança site com análises políticasAcordo Mercosul-UE eleva exportações brasileiras em 21%Estado é condenado a pagar R$ 100 mil a policial civil agredido por PMs durante Carnaval de SalvadorTrabalho do Mapa pela regionalização sanitária reduz impacto comercial da doença de NewcastleCesta básica sobe em 7 das 8 capitais em setembro; Curitiba registra maior alta e São Paulo segue com o maior custo do país
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 31 out 2026 · 08h55
Pedir correção ou remoção