#Opinião – A morte programada da Feira de São Joaquim – Por Paulo Vinícius Nascimento Lima

Imagine Salvador sem a Feira de São Joaquim. Para muitos, parece um pesadelo impossível, afinal, a feira é o coração pulsante da Cidade Baixa. Mas, para quem observa as movimentações políticas e urbanas recentes, esse pesadelo está sendo desenhado silenciosamente nos gabinetes climatizados, bem longe do suor e da realidade de quem carrega o peso da feira nas costas.
Pontos-chave
- Mas, se prestarmos atenção, sentiremos também o cheiro de algo podre no ar: o risco iminente de uma “limpeza social” disfarçada de progresso e modernidade.
- A Feira de São Joaquim não nasceu do acaso; ela é herdeira direta de um trauma.
- Naquela época, o fogo foi a ferramenta brutal para expulsar o povo pobre e “limpar” a área para o capital.
Fonte originalPortal Soteropretahttps://portalsoteropreta.com.br/2026/01/22/opiniao-a-morte-programada-da-feira-de-sao-joa…Publicado originalmente em 22 de janeiro de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
CidadeFeira de Santana
CidadeSão Joaquim/SC
PaísBrasil
CidadeSalvador
EstadoSão Paulo
EstadoBahia
CidadeSantos/SP
CidadeSalvador/BA
ÓrgãoPartido Solidariedade
ÓrgãoPodemos
EmpresaPetrobras
EmpresaClaro
ÓrgãoUniversidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus Caetité
PessoaNossa História
LocalFeira Livre
ProdutoPrograma Universidade para Todos
Relacionadas no arquivo
Ferry-boat, do governo do Estado, dificulta votação, dizem eleitoresSaiba até que horas ônibus, ferry e metrô são gratuitos neste domingo (25)Eleições 2026: Bahia oferece transporte público gratuito para o 2º turno; veja horários e regrasDefesa Civil Estadual capacita funcionários para condução de veículos em situações adversasGdf inicia acompanhamento de novo modelo de cuidado para moradores de ruaDetran-DF alerta para golpe de cobrança falsa via WhatsApp
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 1 nov 2026 · 02h09
Pedir correção ou remoção