Oposição derruba governo Lula e assume controle da CPI do INSS

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS começou oficialmente a funcionar no Congresso Nacional. O colegiado, criado para investigar fraudes em benefícios previdenciários, foi palco de uma disputa intensa entre governo e oposição já no primeiro dia de atividades.
Pontos-chave
- Na eleição da mesa diretora, o governo sofreu um revés: a oposição conquistou tanto a presidência quanto a relatoria da CPI.
- O senador Carlos Viana (Podemos-MG) foi eleito presidente da comissão com 17 votos a 14, derrotando o nome apoiado pelo Planalto, Omar Aziz (PSD-AM).
- O resultado representou uma derrota inesperada para a base governista, que acreditava ter maioria assegurada no colegiado.
Fonte originalDiário da Manhã - O Jornal do leitor Inteligentehttps://www.dm.com.br/brasil/oposicao-derruba-governo-lula-e-assume-controle-da-cpi-do-ins…Publicado originalmente em 20 de agosto de 2025
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
ÓrgãoGoverno Luiz Inácio Lula da Silva ★
ÓrgãoCPI do INSS ★
PessoaLuiz Inácio Lula da Silva
ÓrgãoMesa Diretora da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia
EstadoEstado de Minas Gerais
ÓrgãoPolícia Federal (PF
PessoaMDB-União Brasil
ÓrgãoCongresso Nacional
ÓrgãoMinistério do Trabalho e Emprego
EmpresaUnião Brasil
ÓrgãoPalácio do Planalto
EmpresaPartido Republicanos
ÓrgãoINSS
EstadoAmazonas
EstadoAlagoas
PessoaMesa Diretora
PessoaAlfredo Luiz Gaspar
PessoaControladoria-Geral da União
PessoaLuiz Inácio Omar Aziz
PessoaCarlos Viana
0 favorecidas2 prejudicadas18 neutras
Relacionadas no arquivo
Alcolumbre fixa votação da PEC da Segurança; governo busca maioridadeFlávio Bolsonaro diz que perdeu eleição para o “sistema” e defende Rogério Marinho na presidência do SenadoSenado vota PEC da Segurança na terça após impasse sobre maioridade penalFlávio Bolsonaro anuncia Alfredo Gaspar como vice em sua chapaFlávio Bolsonaro cai nove pontos entre evangélicos e Lula sobe sete, revela pesquisaSaiba como votou cada parlamentar na sessão que rejeitou o relatório da CPI do INSS
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 17h47
Pedir correção ou remoção