Ir para o conteúdo
Ficha nº 34361 Política 08/10/2026 · 14h11

Pai, ex-presidente ou terceiros: quem realmente pode colocar a faixa presidencial?

Mais Goiás tom positivo
Pai, ex-presidente ou terceiros: quem realmente pode colocar a faixa presidencial?
Imagem: Mais Goiás (reprodução)

O senador e candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL), tem dito que seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro — condenado e detido em prisão domiciliar no âmbito da trama golpista — lhe entregará a faixa presidencial, caso seja eleito. Mas como isso funciona?

Pontos-chave

  • Segundo ele, o ato de colocar a faixa e quem o executa está no Decreto 70.274/1972, que aprova as normas do cerimonial público.
  • Conforme o roteiro descrito entre os artigos 37 e 43, o eleito deve ir ao Congresso e depois ao Planalto, onde é recebido pelo presidente cujo mandato terminou.
  • Após os cumprimentos, eles seguem para o local onde o sucessor recebe o item do antecessor.
Fonte originalMais Goiáshttps://www.maisgoias.com.br/politica/pai-ex-presidente-ou-terceiros-quem-realmente-pode-c…Publicado originalmente em 8 de outubro de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 29 out 2026 · 21h32 Pedir correção ou remoção