Papa Leão XIV cobra limites para IA e alerta para risco de “guerras intermináveis”

O papa Leão XIV divulgou nesta segunda-feira (25) sua primeira encíclica, intitulada “Magnifica Humanitas”, documento em que faz um forte alerta sobre os impactos da inteligência artificial no mundo moderno. O pontífice defendeu uma regulamentação internacional para desacelerar o avanço da tecnologia e afirmou que sistemas de IA podem ampliar a desinformação e contribuir para conflitos sem fim.
Pontos-chave
- Segundo ele, o desenvolvimento tecnológico precisa ser acompanhado de responsabilidade ética e política.
- O papa também citou preocupação com crianças e adolescentes envolvidos em atividades perigosas ligadas à produção de equipamentos tecnológicos.
- A encíclica ainda trouxe críticas contundentes às guerras atuais e ao fortalecimento da indústria armamentista.
Fonte originalDiário da Manhã - O Jornal do leitor Inteligentehttps://www.dm.com.br/brasil/papa-leao-xiv-cobra-limites-para-ia-e-alerta-para-risco-de-gu…Publicado originalmente em 25 de maio de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
PessoaLeão XIV ★
PessoaOlimpíada Nacional de Inteligência Artificial
AssuntoInteligência Artificial
PessoaIgreja Católica
0 favorecidas1 prejudicada3 neutras
Relacionadas no arquivo
Papa Leão XIV vota nas eleições de meio de mandato dos EUA e pode ser o primeiro pontífice a participar de uma disputa nacionalPapa Leão XIV vota por correio nas eleições de meio de mandato dos EUAPapa Leão XIV vota pelo correio nas eleições dos EUA e se torna 1º a participar de eleição nacionalImagens de Pantera Cor-de-Rosa em protestos na França foram geradas por IACaso Flávio é fardo que Trump deve lidar durante midterms, diz Arko AdviceBrasileirão: Corinthians perde Matheuzinho para clássico contra São Paulo
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 04h27
Pedir correção ou remoção