Pesquisadores descobrem novo tipo de ‘peixe-nuvem’ no Amapá
Pesquisadores de diversas universidades descobriram a espécie Laimosemion laranja, um peixe-nuvem endêmico do Amapá. O espécime foi encontrado em poças e igarapés do rio Cajari, região ameaçada pelo garimpo e expansão urbana. O estudo foi publicado na revista Zoosystematics and Evolution.
Pontos-chave
- Nova espécie de peixe-nuvem foi identificada no sul do Amapá.
- O Laimosemion laranja habita poças temporárias e igarapés rasos.
- Garimpo e lixo plástico ameaçam a preservação do habitat da espécie.
Contexto
A descoberta ocorreu em áreas do rio Cajari, onde a degradação ambiental por garimpo é intensa.
Dados da matéria
OndeLaranjal do Jari/AP
Quando1 ago 2026
tamanho do espécime2,7 centímetros
distância de Laranjal do Jari a Macapá278 km
quantidade de espécies no gênero Laimosemion35 espécies
Quem disse
“Tive algumas conversas com agentes fiscais do Ibama que contaram que em Laranjal do Jari a situação é bem complicada porque é muito intensa a atividade garimpeira.”
— Yuri Abrantes, doutorando da UFRN
“São sinais de que a expansão urbana e o garimpo estão comprometendo a qualidade do habitat e futuramente pode fragmentar a população, que já é reduzida”
— Yuri Abrantes, doutorando da UFRN
Fonte originalPortal Únicohttps://portalunico.com/pesquisadores-descobrem-novo-tipo-de-peixe-nuvem-no-amapa/Publicado originalmente em 12 de outubro de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
EstadoAmapá ★
CidadeLaranjal do Jari/AP ★
LocalRio Cajari
PessoaYuri Abrantes
ÓrgãoInstituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
ÓrgãoUniversidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
ÓrgãoLaboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
ÓrgãoInstituto Peixe das Nuvens
ÓrgãoUniversidade do Oeste da Flórida
EstadoAmazonas
CidadeMacapá
EstadoRio Grande do Norte
CidadeAlmeirim
4 favorecidas1 prejudicada8 neutras
Relacionadas no arquivo
Energia que avança: municípios do Amapá receberão melhorias na rede elétrica entre os dias 17 e 24 de outubroEstiagem: governo federal reconhece emergência em municípios do AmapáGoverno do Amapá investe R$ 1,9 milhão e viabiliza entrega de escola aguardada há 14 anos em Laranjal do JariÉ um momento de oportunidades, diz Sebrae sobre petróleo no AmapáO abacaxi que faz de Porto Grande uma referência no AmapáEm Oiapoque, hotel se prepara para os novos tempos do petróleo
Resumo gerado com apoio de IA · google/gemma-4-31B-it-turbo · coletado em 31 out 2026 · 03h32
Pedir correção ou remoção