Ir para o conteúdo
Ficha nº 576858 Política 08/08/2026 · 09h44

Pesquisas eleitorais – Qual a utilidade? “Leituras não são oráculos”

Investne tom negativo
Pesquisas eleitorais – Qual a utilidade? “Leituras não são oráculos”
Imagem: Investne (reprodução)

Por Tuty Osório, jornalista e especialista em pesquisas: A pouco mais de dois meses do primeiro turno da eleição a 4 de outubro, proliferam prognósticos e dispersões. Uns afirmando que a eleição presidencial se decidirá no primeiro turno, sustentando a certeza de que as pesquisas indicam esse cenário.

Pontos-chave

  • Outros, desviando a atenção com divulgações mistificadoras referentes a identificações com esquerda, direita, conservadorismo, progressismo.
  • Ou subindo pra manchete as tendências de segundo turno, quando todos os cenários devem ser considerados, inclusive a possibilidade de solução no primeiro turno.
  • Para os militantes, é obviamente recomendável que lutem pelos seus objetivos, sempre.
Fonte originalInvestnehttps://portalinvestne.com.br/pesquisas-eleitorais-qual-a-utilidade-leituras-nao-sao-oracu…Publicado originalmente em 8 de agosto de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 31 out 2026 · 20h58 Pedir correção ou remoção