PF desmente Veja; Padilha aciona Justiça sobre fake news contra Lula
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, notificou a revista Veja para publicar direito de resposta sobre matéria que citava suposto depoimento de Daniel Vorcaro envolvendo o presidente Lula. A Polícia Federal negou a existência do depoimento, e o grupo Prerrogativas pediu perícia em áudio divulgado pela revista, suspeitando de adulteração por IA para interferir no segundo turno das eleições.
Pontos-chave
- PF nega depoimento de Vorcaro citado pela Veja.
- Padilha notifica revista por direito de resposta.
- Prerrogativas pede perícia em áudio por suspeita de IA.
Contexto
Matéria da Veja publicada a dias do segundo turno eleitoral, gerando reação de órgãos oficiais.
Dados da matéria
Quem disse
“Daniel Vorcaro não prestou depoimento com o teor relatado na matéria, tampouco entregou à instituição anexos, documentos ou informações com o conteúdo ali descrito.”
— Polícia Federal, em nota
“Há suspeitas de que a gravação tenha sido adulterada, mediante montagem de trechos ou uso de inteligência artificial, com a finalidade de interferir no segundo turno das eleições presidenciais.”
— Grupo Prerrogativas, em nota