PORQUE “O JEGUE QUE VIROU CELEBRIDADE”: É O SERTÃO NA ESCOLA!

Anatália Oliveira Historicamente, a escola pública brasileira enfrenta o desafio de contextualizar seu trabalho com a realidade das e dos estudantes. Muitas vezes, ao valorizar exclusivamente a variante linguística de prestígio social, a escola acaba por reprimir e rejeitar a cultura popular, reproduzindo a lógica de manutenção de desigualdades e de preconceitos linguísticos.
Pontos-chave
- Um exemplo inspirador dessa possibilidade reside na obra ‘O jegue que virou celebridade”, do escritor baiano Roberto de Sena.
- Muitas são as razões que tornam o estudo dessa obra relevante na formação de crianças, jovens e adultos no ambiente escolar.
- Essa apropriação sistematizada configura-se como um meio de ampliação das identidades materiais e imateriais na escola como espaço público.
Fonte originalMural do Oestehttps://muraldooeste.com/porque-o-jegue-que-virou-celebridade-e-o-sertao-na-escola/Publicado originalmente em 19 de maio de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
PaísBrasil
EstadoBahia
PessoaOeste da Bahia
Localoeste da Bahia
CidadeBrasília
CidadeSantana
EstadoRegião Nordeste
LocalBrasília
EstadoGoiás
LocalRegião Nordeste
PessoaOeste Baiano
LocalLiberdade
ÓrgãoUniversidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus Caetité
ÓrgãoUniversidade Católica de Brasília
ÓrgãoUniversidade Federal de Goiás
PessoaRoberto de Sena
Relacionadas no arquivo
Suspeito de violência sexual é detido após vídeo de flagrante no Oeste baianoCidade baiana onde Nikolas Ferreira gravou vídeo registra votação recorde para Lula após publicaçãoCNJ aplica sanção a cinco magistrados investigados na Operação Faroeste na BahiaAção popular pede suspensão de salário do senador Flávio BolsonaroRubio afirma que governo americano não se envolveu na fuga de Flávio Bolsonaro aos EUAMarco Rubio nega que Trump tenha “facilitado” entrada de Flávio Bolsonaro nos Estados Unidos
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 31 out 2026 · 14h49
Pedir correção ou remoção