Povos ancestrais do Velho Chico ensinam a viver e produzir em harmonia com a natureza

A segunda reportagem da Caravana Nordeste Potência relata experiências de três diferentes etnias indígenas que habitam territórios do Velho Chico que buscam aliar saberes ancestrais a novas práticas para continuar vivendo e produzindo em harmonia com a natureza.
Pontos-chave
- Acompanhem a reportagem anterior e as próximas!
- O nome do município se originou do colégio dos jesuítas que tinha o nome de “Real”.
- Segundo o cacique Cícero Suíra, ainda falta a valoração das fazendas ali existentes para indenização.
Fonte originalAgência Eco Nordestehttps://agenciaeconordeste.com.br/caravana-nordeste-potencia/povos-ancestrais-do-velho-chi…Publicado originalmente em 16 de setembro de 2022
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
LocalRio São Francisco ★
PessoaVelho Chico ★
EstadoMinas Gerais
PessoaAlice Sales
PessoaLuiz Gonzaga
ÓrgãoInstituto Clima
PessoaCaravana Nordeste Potência
CidadeFortaleza
CidadeBrasília
EstadoEspírito Santo
PessoaMeio Ambiente
EstadoPernambuco
PessoaEco Nordeste
ÓrgãoInstituto ClimaInfo
PessoaFundo Casa Socioambiental
PessoaCícero Suíra
PessoaDzubukuá Kariri Kipea
PessoaBacia Hidrográfica do Rio São
ÓrgãoPorto Real do Colégio
LocalFeira Grande
2 favorecidas0 prejudicadas18 neutras
Relacionadas no arquivo
FLIVEC 2026 encerra programação com Travessia Literária pelas águas do Velho Chico e celebração da cultura no Quilombo BarrinhaÚltima noite da FLIVEC é marcada por homenagens, emoção e celebração da cultura do Velho ChicoHistória de Antônio da Silva, morador da Lapinha, é reconhecida pela FLIVEC como parte da memória do Velho ChicoLula reforça medidas para microempresas durante ato de campanha em ponte que liga Bahia a PernambucoPolícia erradica 2 mil pés de maconha em Muquém do São FranciscoSimão reforça apoio a Raquel Lyra: “o povo do Sertão está com você”
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 31 out 2026 · 10h48
Pedir correção ou remoção