Ir para o conteúdo
Ficha nº 398459 Política 02/10/2026 · 21h44 Situação: anunciado ● alta relevância

Presidente do Senado marca para segunda votação do fim da escala 6×1

Itapetinga 24 Horas tom neutro

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, marcou para a próxima terça-feira (6) a votação em Plenário da PEC que acaba com a escala 6×1 e reduz a jornada de trabalho. A proposta foi aprovada na Câmara e na CCJ do Senado, mas estava parada. A votação ocorrerá após as eleições, conforme prometido por Alcolumbre.

Pontos-chave

  • Votação marcada para terça-feira (6) no Plenário do Senado.
  • PEC acaba com escala 6×1 e reduz jornada para 40 horas.
  • Proposta foi aprovada na Câmara e na CCJ do Senado.

Contexto

A PEC 221/2019 tramita no Congresso e enfrentou resistência do presidente do Senado, que só pautou após eleições.

Dados da matéria

OndeBrasília/DF
Quando6 out 2026
Escala de trabalho atual6×1
Jornada semanal atual44 horas
Jornada semanal proposta40 horas
Regra de transição14 meses
Dias de descanso obrigatórios por semana2 dias

Quem disse

“O tema, de ampla relevância para a sociedade brasileira, será debatido com responsabilidade, equilíbrio e respeito às diferentes perspectivas envolvidas”

— Assessoria da presidência do Senado

“Quero aproveitar essa oportunidade que o senador Paulo Paim está aqui na mesa e veio me dar um abraço, para dizer para vossa excelência e para o Brasil, que vossa excelência estará aqui votando, após as eleições, o fim da escala 6×1 no plenário do Senado Federal”

— Davi Alcolumbre, presidente do Senado
Fonte originalItapetinga 24 Horashttps://www.itapetinga24horas.com/presidente-do-senado-marca-para-segunda-votacao-do-fim-d…Publicado originalmente em 2 de outubro de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · deepseek-ai/DeepSeek-V4-Flash-0731 · coletado em 31 out 2026 · 04h07 Pedir correção ou remoção