Presidente do TSE derruba 20 postagens contra Lula e proíbe que Flávio e aliados republiquem conteúdo
O presidente do TSE, Kassio Nunes Marques, determinou a exclusão de 20 postagens contra o presidente Lula, candidato à reeleição, e proibiu Flávio Bolsonaro e aliados de republicarem o conteúdo. As postagens usavam IA de forma irregular e atribuíam crimes sem fundamento. A decisão foi tomada após ação da campanha de Lula, que apontou uma rede de perfis coordenados para disseminar desinformação.
Pontos-chave
- TSE manda remover 20 posts contra Lula.
- Flávio Bolsonaro e aliados proibidos de republicar.
- Uso de IA irregular e acusações sem provas.
Contexto
Eleição presidencial de 2026, com Lula candidato à reeleição e Flávio Bolsonaro como adversário.
Dados da matéria
Quem disse
“A tênue distinção entre a mobilização política legítima, mediante engajamento orgânico de apoiadores, e a manipulação ilícita, mediante consórcios artificiais destinados a fraudar algoritmos, demanda dilação probatória e contraditório.”
— Kassio Nunes Marques, presidente do TSE
“O recurso de colaboração, contudo, é funcionalidade lícita e nativa da plataforma, franqueada indistintamente a todos os usuários, e de seu uso não se extrai, por si só e em cognição sumária, que os perfis sejam falsos, apócrifos ou automatizados.”
— Kassio Nunes Marques, presidente do TSE