Presidente do TSE destaca baixo índice de ocorrências no 2º turno
O presidente do TSE, ministro Kassio Nunes Marques, apresentou balanço do 2º turno das Eleições 2026 neste domingo (25), destacando o baixo índice de ocorrências e o apoio dos presidentes da Câmara e do Senado. Até o início da tarde, 138 ocorrências foram registradas e 900 urnas foram substituídas, representando 0,18% do total. O ministro também informou que mais de 1,4 milhão de emissões do e-Título foram feitas até o meio-dia.
Pontos-chave
- TSE registra baixo índice de ocorrências no 2º turno.
- Apenas 0,18% das urnas precisaram ser substituídas.
- Presidentes da Câmara e Senado prestaram apoio ao TSE.
Contexto
Eleições 2026 no Brasil, com segundo turno para presidente e governadores de cinco estados e do Distrito Federal.
Dados da matéria
Quem disse
“A qualidade do equipamento, que evolui a cada pleito, tem mantido o voto em papel apenas como registro histórico.”
— Kassio Nunes Marques, presidente do TSE
“O voto é uma das mais importantes manifestações da cidadania. É por meio dele que cada pessoa participa diretamente das escolhas que definirão os rumos do nosso país.”
— Kassio Nunes Marques, presidente do TSE
“O Brasil espera de todos nós o reconhecimento dos resultados das urnas. O Brasil espera de todos nós a pacificação nacional, porque temos um Brasil para cuidar e mais de 215 milhões de pessoas que esperam de todos nós a paz entre as instituições republicanas e democráticas.”
— Davi Alcolumbre, presidente do Congresso Nacional e do Senado Federal