Putin ganha apoio na Índia, e aliados de Kiev vivem crise

Enquanto a tensão entre os aliados europeus da Ucrânia sobre os rumos das negociações de paz promovidas pelos Estados Unidos só cresce, o presidente Vladimir Putin iniciou nesta quinta-feira (4) uma simbólica viagem de dois dias à Índia, aliada de Moscou.
Pontos-chave
- Até aqui, não foi muito eficaz, apesar de alegações americanas do contrário -até porque Nova Déli compra 40% do petróleo que consome dos russos.
- De seu lado, Putin demonstra romper o isolamento que lhe é imposto pelo Ocidente com o parceiro de Brics.
- O russo quer retomar o papel de grande fornecedor militar de Nova Déli, além de garantir o fluxo de petróleo para a Índia.
Fonte originalSanta Portalhttps://santaportal.com.br/geral/puyin-ganha-apoio-na-india-e-aliados-de-kiev-vivem-crise/Publicado originalmente em 4 de dezembro de 2025
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
PaísEstados Unidos da América
PessoaEstados Unidos do Brazil
PaísÍndia
Pessoade Segurança
PessoaDonald Trump
PessoaDe Quem
PaísChina
PaísRússia
PaísUcrânia
PessoaNa Europa
PessoaVladimir Putin
PessoaEmmanuel Jean-Michel Macron
ÓrgãoComissão Europeia
PessoaSteve Witkoff
PessoaFriedrich Merz
PessoaNarendra Modi
PessoaNova Délhi
PessoaDer Spiegel
PessoaNova Déli
Relacionadas no arquivo
Google vai implementar anúncios nas respostas de IA no BrasilBolsas da Europa caem pressionadas por techs e avanço do petróleoTrump diz que guerra com Irã vai ser resolvida em breveCrítica de ‘Ramayana: Rise of a Legend’: O Épico Nacional da Índia Recebe um Tratamento Cinematográfico Devidamente MassivoDemanda global por passageiros cai 0,5% em setembro, diz IataEUA aprovam venda de 500 mísseis Patriot à Ucrânia por US$ 2,1 bilhões
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 16h05
Pedir correção ou remoção