Retaliação da China dispara dólar a R$ 5,82 e derruba Ibovespa: entenda os impactos no Brasil

A intensificação das tensões comerciais entre Estados Unidos e China voltou a provocar abalos nos mercados globais. Nesta sexta-feira (4), o dólar comercial disparou 3,16% e atingiu R$ 5,82 — maior cotação nominal desde a pandemia. Ao mesmo tempo, o Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, recuou mais de 3%, puxado pela fuga de capitais estrangeiros e pela aversão ao risco generalizada.
Pontos-chave
- Ao mesmo tempo, o Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, recuou mais de 3%, puxado pela fuga de capitais estrangeiros e pela aversão ao risco generalizada.
- A China domina mais de 60% da oferta global desses insumos.
- Qualquer restrição gera gargalos que afetam preços e cadeias logísticas no mundo inteiro”, destaca Chagas.
Fonte originalDiario de Aparecidahttps://www.diariodeaparecida.com.br/2025/04/04/retaliacao-da-china-dispara-dolar-a-r-582-…Publicado originalmente em 4 de abril de 2025
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
PaísBrasil
PaísEstados Unidos da América
PessoaEstados Unidos do Brazil
PessoaDonald John Trump Jr.
PaísChina
ÓrgãoBanco Central
PessoaRetaliação da China
AssuntoAgricultura Familiar
EmpresaPetrobras
ÓrgãoSecretaria Municipal da Fazenda de Aparecida de Goiânia
PessoaFernando Haddad. Galípolo
PessoaNa Europa
PessoaTruth Social
LocalSetor Público
PessoaBolsa de Valores
PessoaComitê de Política Monetária
Relacionadas no arquivo
Petróleo sobe mais de 14% em outubro e encerra mês no maior valor desde maioCaso Flávio é fardo que Trump deve lidar durante midterms, diz Arko AdviceVieira e Rubio conversam e acertam nova reunião antes da Cúpula do G20EUA retiram funcionários da Arábia Saudita por risco de ataquesBTS e Rage Against The Machine recusam convite para Coachella, diz site“Exército de Lula” inspira canais de esquerda em eleições estrangeiras
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 01h22
Pedir correção ou remoção