Ir para o conteúdo
Ficha nº 226330 Saúde 19/10/2026 · 20h02

Roacutan: como a desinformação transforma riscos reais em medo nas redes sociais

JBr. tom negativo

Quem já tomou Roacutan pode se deparar nas redes sociais com publicações que levantam dúvidas sobre possíveis consequências do tratamento anos depois. Vídeos e relatos associam a isotretinoína, princípio ativo do medicamento, a problemas de concentração, doenças intestinais e até ao suposto acúmulo de “toxinas” no organismo.

Pontos-chave

  • Algumas dessas postagens citam pesquisas científicas, mas apresentam resultados isolados como se fossem provas de danos permanentes.
  • Para avaliar essas alegações, é preciso distinguir os riscos conhecidos, as hipóteses investigadas e as conclusões efetivamente sustentadas pelas evidências.
  • As diretrizes da Academia Americana de Dermatologia, atualizadas em 2024, mantêm a indicação do medicamento nessas situações.
Fonte originalJBr.https://jornaldebrasilia.com.br/noticias/saude/roacutan-como-a-desinformacao-transforma-ri…Publicado originalmente em 19 de outubro de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 11h31 Pedir correção ou remoção