Software criado em Fortaleza facilita comunicação de pacientes degenerativos

Professor da UFC desenvolveu software que auxilia a comunicação de pacientes com doenças degenerativas, como ELA, por meio de movimentos de cabeça e olhos. O programa está em fase de testes no Hospital Geral Dr. Waldemar de Alcântara, em Fortaleza, e será gratuito quando finalizado.
Pontos-chave
- Software testado em pacientes com ELA e traqueostomizados.
- Comandos por movimentos de cabeça e olhos.
- Download gratuito após finalização.
Contexto
Pacientes com doenças degenerativas enfrentam dificuldades de comunicação; softwares existentes são caros.
Dados da matéria
Quem disse
“Estamos estudando a melhor forma que tenha comandos mais confortáveis, com configuração mais flexível e movimentação mais adequada, sendo personalizado para cada pessoa.”
— Roberto Vieira, professor da UFC
“Ela ficou muito animada e nós também. No primeiro momento, já sentimos um pouco do retorno em nossa comunicação com ela.”
— Nájila Rocha, nora da paciente
“Através dessa possibilidade de comunicação, queremos que perdões aconteçam, que desejos sejam realizados, que eles expressem emoções e vontades, que não fique presos dentro do próprio corpo.”
— Ítala Oliveira, coordenadora do SAD