Ir para o conteúdo
Ficha nº 736457 Tecnologia 04/06/2021 · 13h58 Situação: em andamento ● relevante

Software criado em Fortaleza facilita comunicação de pacientes degenerativos

Boa Notícia tom positivo
Software criado em Fortaleza facilita comunicação de pacientes degenerativos
Imagem: Boa Notícia (reprodução)

Professor da UFC desenvolveu software que auxilia a comunicação de pacientes com doenças degenerativas, como ELA, por meio de movimentos de cabeça e olhos. O programa está em fase de testes no Hospital Geral Dr. Waldemar de Alcântara, em Fortaleza, e será gratuito quando finalizado.

Pontos-chave

  • Software testado em pacientes com ELA e traqueostomizados.
  • Comandos por movimentos de cabeça e olhos.
  • Download gratuito após finalização.

Contexto

Pacientes com doenças degenerativas enfrentam dificuldades de comunicação; softwares existentes são caros.

Dados da matéria

OndeFortaleza/CE
Quando4 jun 2021
Idade da primeira paciente testada66 anos
Tempo de diagnóstico de ELA da pacientequatro anos

Quem disse

“Estamos estudando a melhor forma que tenha comandos mais confortáveis, com configuração mais flexível e movimentação mais adequada, sendo personalizado para cada pessoa.”

— Roberto Vieira, professor da UFC

“Ela ficou muito animada e nós também. No primeiro momento, já sentimos um pouco do retorno em nossa comunicação com ela.”

— Nájila Rocha, nora da paciente

“Através dessa possibilidade de comunicação, queremos que perdões aconteçam, que desejos sejam realizados, que eles expressem emoções e vontades, que não fique presos dentro do próprio corpo.”

— Ítala Oliveira, coordenadora do SAD
Fonte originalBoa Notíciahttps://boanoticia.org.br/software-criado-em-fortaleza-facilita-comunicacao-de-pacientes-d…Publicado originalmente em 4 de junho de 2021
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

5 favorecidas0 prejudicadas6 neutras

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · deepseek-ai/DeepSeek-V4-Flash-0731 · coletado em 1 nov 2026 · 02h23 Pedir correção ou remoção