Ir para o conteúdo
Ficha nº 389760 Internacional 19/10/2026 · 09h53 Situação: em andamento ● alta relevância

Tensões voltam a crescer; França contabiliza custos de protestos

O Chefão da Notícia tom negativo

Protestos contra o custo de vida e a precariedade dos serviços públicos causaram violência generalizada na França no último fim de semana. Manifestações em Paris e outras cidades resultaram em um morto, milhares de prisões e centenas de lojas saqueadas. O presidente Emmanuel Macron deve fazer um pronunciamento à nação neste domingo.

Pontos-chave

  • Manifestações contra custo de vida resultaram em saques e violência generalizada na França.
  • Mais de 2 mil pessoas foram presas e centenas de policiais ficaram feridos.
  • Presidente Emmanuel Macron fará pronunciamento após pressão por renúncia e caos urbano.

Contexto

Movimento estudantil que dura um mês evoluiu para descontentamento social amplo contra a economia e serviços públicos.

Dados da matéria

OndeParis, França
Quando18 out 2026
prisões realizadas pela polícia2 mil
policiais feridos600
pessoas que participaram de marchasmeio milhão
lojas do Carrefour danificadas50
lojas saqueadas em Bordeaux100

Quem disse

“Aqui parece uma zona de guerra”

— Tije De Boer, empresário holandês

“Estamos pagando por décadas de negligência, perda de autoridade e pelo desarmamento moral, psicológico e material de nossas forças de segurança interna”

— Jordan Bardella, líder da extrema direita francesa

“Houve uma intenção clara e premeditada de incendiar a prefeitura, e as pessoas que estavam lá dentro temeram por suas vidas”

— Guillaume Guerin, prefeito de Limoges
Fonte originalO Chefão da Notíciahttps://ochefaodanoticia.com.br/mundo/tensoes-voltam-a-crescer-franca-contabiliza-custos-d…Publicado originalmente em 19 de outubro de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

0 favorecidas7 prejudicadas6 neutras

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · google/gemma-4-31B-it-turbo · coletado em 31 out 2026 · 03h27 Pedir correção ou remoção