Tesouro de 2,2 mil anos quase vira sucata após trabalhadores encontrarem ferro suficiente para fabricar 500 espadas

À primeira vista, pareciam apenas pedaços de ferro enferrujado retirados do cascalho por uma escavadeira. O destino mais provável poderia ter sido o ferro-velho. Em vez disso, trabalhadores interromperam a rotina de uma área de extração em Deinham, na Alta Áustria, e comunicaram a descoberta às autoridades.
Pontos-chave
- Em vez disso, trabalhadores interromperam a rotina de uma área de extração em Deinham, na Alta Áustria, e comunicaram a descoberta às autoridades.
- Era matéria-prima suficiente para fabricar aproximadamente 500 espadas.
- O conjunto, encontrado em 2019, tornou-se o maior agrupamento conhecido desse tipo de barra da Idade do Ferro na Europa.
Fonte originalDiário do Litoralhttps://www.diariodolitoral.com.br/mundo/tesouro-de-22-mil-anos-quase-vira-sucata-apos-tra…Publicado originalmente em 29 de setembro de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
0 favorecidas1 prejudicada4 neutras
Relacionadas no arquivo
Candidaturas e partidos têm até 3 de novembro para prestar contas do 1º turnoRendimento dos prefixados sobe após resultado eleitoralDívida pública federal sobe quase 1% e vai a R$ 9,4 trilhões em setembroEsposa afirma que marido tentou matar a família com caminhoneteAneel leiloa oito lotes de transmissão de energia em meio a disputasEleitos, senador Evair e governador Pazolini realizam encontro com lideranças e moradores do Sul do ES
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 02h04
Pedir correção ou remoção