Ir para o conteúdo
Ficha nº 115399 Política 18/10/2026 · 16h32

The New York Times diz que eleição no Brasil pode definir futuro da Amazônia

O resultado das eleições presidenciais no Brasil pode determinar o futuro da Amazônia e influenciar diretamente os esforços de preservação da maior floresta tropical do planeta, segundo artigo do jornal americano The New York Times publicado neste domingo (18). Favorito no segundo turno, o senador Flávio Bolsonaro (PL) promete facilitar a exploração econômica da região, com medidas que preocupam especialistas.

Pontos-chave

  • Embora tenha prometido combater o desmatamento ilegal, especialistas temem que sua proposta de flexibilização das normas ambientais permita ampliar a derrubada de árvores dentro da legalidade.
  • Apoiadores do senador já advertiram grupos indígenas da Amazônia de que pretendem invadir suas terras caso ele vença a eleição.
  • Durante os quatro anos do governo Jair Bolsonaro, a área total desmatada chegou a quase 4,6 milhões de hectares.
Fonte originalJornal Brasil em Folhashttps://brasilemfolhas.com.br/2026/10/the-new-york-times-diz-que-eleicao-no-brasil-pode-de…Publicado originalmente em 18 de outubro de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 03h31 Pedir correção ou remoção