Ir para o conteúdo
Ficha nº 339223 Cotidiano 29/10/2026 · 13h30

Tragédias quilombolas

Meus Sertões tom negativo
Tragédias quilombolas
Imagem: Meus Sertões (reprodução)

O Quilombo dos Palmares, símbolo máximo de resistência contra a escravidão, foi criado por volta de 1590. No auge, chegou a ter população estimada de 20 mil habitantes, sendo que o maior reduto, a Cerca Real do Macaco, no alto da Serra da Barriga, possuía 6 mil moradores.

Pontos-chave

  • Na época, a serra pertencia a capitania de Pernambuco, mas hoje faz parte da cidade de União dos Palmares, em Alagoas.
  • Liderados por Aqualtune, Ganga Zumba, Zumbi e outros líderes guerreiros, foi possível resistir a dezenas de expedições militares.
  • No entanto, em fevereiro de 1694, o quilombo foi destruído pelas forças do Bandeirantes Domingos Jorge Velho.
Fonte originalMeus Sertõeshttps://meussertoes.com.br/2026/10/29/tragedias-quilombolas/Publicado originalmente em 29 de outubro de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 22h05 Pedir correção ou remoção