Trump propõe mudar nome do estreito de Hormuz para estreito de Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu nesta quarta-feira (2) renomear o estreito de Hormuz para “estreito de Trump”. A declaração, compartilhada nas redes sociais, ocorre em meio à disputa com o Irã pelo controle da via marítima e a uma nova onda de ataques no Oriente Médio.
Pontos-chave
- Atualmente, o estreito por onde passava, antes da guerra, cerca de um quinto do petróleo comercializado em todo o mundo, está bloqueado por Teerã.
- Não é a primeira vez que Trump sugere mudar o nome do estreito, uma das principais rotas de energia do mundo, em sua homenagem.
- Em abril, o presidente americano republicou uma imagem que mostrava com o nome “estreito de Trump”.
Fonte originalSanta Portalhttps://santaportal.com.br/geral/trump-propoe-mudar-nome-do-estreito-de-hormuz-para-estrei…Publicado originalmente em 2 de setembro de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
PessoaDonald Trump ★
Pessoade Trump ★
PessoaOriente Médio
PaísEstados Unidos da América
PessoaEstados Unidos do Brazil
ÓrgãoMinistério da Defesa
Pessoade Comunicação
PaísIrã
PessoaNo Sul
Pessoade Minas
PessoaEstreito de Ormuz
PessoaOs EUA
PessoaTruth Social
PessoaGuarda Revolucionária Iraniana
0 favorecidas2 prejudicadas12 neutras
Relacionadas no arquivo
Mega-Sena 3079: sorteio desta sexta-feira (30) pode pagar R$ 6 milhõesMaior desafio de Lula 4 será aprovar reformas no Congresso, diz Moody’sAliados do PL veem incerteza em próximos passos com fuga de FlávioAmericano está menos suscetível a temas fora da economia, diz especialistaCortes em programas de ajuda incentivam o voto de castigo contra TrumpDemocrata diz que deportaria Flávio Bolsonaro dos EUA “no 1º dia”
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 29 out 2026 · 23h56
Pedir correção ou remoção