Ir para o conteúdo

Abstenção de idosos cai e campanha Vovó Vota quer reduzir ainda mais

Uma campanha batizada de Vovó Vota quer reduzir a abstenção de eleitores com mais de 70 anos no segundo turno das eleições, no próximo domingo (25). O movimento apartidário propõe aproximar netas e avós durante a votação e lembra que quem não votou no primeiro turno pode participar sem restrições.

Pontos-chave

  • Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que a abstenção nessa faixa etária caiu de 58,8% em 2022 para 49,1% no primeiro turno deste ano.
  • O Brasil tem cerca de 16 milhões de idosos com mais de 70 anos, o que corresponde a 10,6% dos eleitores.
  • Para eles, o voto é facultativo desde a Constituição de 1988.
Fonte originalJornal Brasil em Folhashttps://brasilemfolhas.com.br/2026/10/abstencao-de-idosos-cai-e-campanha-vovo-vota-quer-re…Publicado originalmente em 21 de outubro de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 02h12 Pedir correção ou remoção