Ir para o conteúdo
Ficha nº 414841 Justiça 09/09/2026 · 08h35 Situação: em andamento ● alta relevância

AGU pede suspensão imediata do afastamento de diretor-geral da PF

Itiruçu Online tom negativo

A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu ao presidente do STF, ministro Edson Fachin, a suspensão imediata da decisão do ministro André Mendonça que afastou Andrei Rodrigues da direção-geral da Polícia Federal e Leandro Almada do cargo de diretor de Inteligência. A AGU alega violação à prerrogativa do Presidente da República e risco de desorganização institucional. O afastamento ocorreu após Mendonça atender pedido do partido Novo.

Pontos-chave

  • AGU pede suspensão do afastamento de Andrei Rodrigues.
  • Mendonça afastou diretores da PF a pedido do Novo.
  • Fachin deve decidir sobre o recurso da AGU.

Contexto

O afastamento ocorre em meio a tensões entre ministros do STF e a PF, envolvendo relatórios de inteligência e o inquérito das Fake News.

Dados da matéria

OndeBrasília/DF
Quando9 set 2026
Prazo para manifestação de autoridades5 dias

Quem disse

“Esse procedimento delimitou pontos de investigação e concedeu prazo de cinco dias úteis para manifestação de autoridades, inclusive dos diretores da PF afastados. Para a União, a decisão monocrática concorrente antecipou juízos cautelares e submeteu ao referendo da Segunda Turma do STF matéria indicada pelo próprio ministro-relator como de competência do Plenário.”

— AGU, em nota
Fonte originalItiruçu Onlinehttps://itirucuonline.com/agu-pede-suspensao-imediata-do-afastamento-de-diretor-geral-da-p…Publicado originalmente em 9 de setembro de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

0 favorecidas4 prejudicadas5 neutras

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · deepseek-ai/DeepSeek-V4-Flash-0731 · coletado em 31 out 2026 · 05h43 Pedir correção ou remoção