Ir para o conteúdo
Ficha nº 374686 Segurança 28/10/2026 · 14h55 Situação: anunciado

Armas apreendidas do crime organizado poderão ser utilizadas pela Polícia Civil

Acorda Cidade tom positivo
Armas apreendidas do crime organizado poderão ser utilizadas pela Polícia Civil
Imagem: Acorda Cidade (reprodução)

A Polícia Civil da Bahia publicou a Portaria nº 298/2026, que permite a incorporação de armas longas apreendidas do crime organizado ao patrimônio da instituição. O armamento, se apto e autorizado judicialmente, será destinado ao uso operacional das delegacias responsáveis pelas apreensões.

Pontos-chave

  • Portaria permite uso operacional de armas longas apreendidas do crime organizado.
  • Armas devem ter numeração preservada, fabricação industrial e autorização judicial.
  • Equipamentos serão registrados no patrimônio da instituição e vinculados às delegacias.

Contexto

A medida visa transformar recursos ilícitos de organizações criminosas em ferramentas de combate à criminalidade.

Dados da matéria

OndeBahia/BA
Quando28 out 2026
Número da Portaria que regulamenta o uso das armas298/2026

Quem disse

“Então, o porquê da polícia não utilizar esses armamentos do crime no combate ao próprio crime?”

— delegada Daniela Fernandes

“É uma iniciativa que alia responsabilidade, controle e planejamento estratégico, permitindo que esses equipamentos sejam utilizados em favor da segurança pública e da proteção da sociedade”

— delegado-geral, André Viana
Fonte originalAcorda Cidadehttps://www.acordacidade.com.br/policia/armas-apreendidas-do-crime-organizado-poderao-ser-…Publicado originalmente em 28 de outubro de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

3 favorecidas0 prejudicadas3 neutras

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · google/gemma-4-31B-it-turbo · coletado em 31 out 2026 · 01h55 Pedir correção ou remoção