Bahia tem a maior taxa de desmatamento do Cerrado

– Paulo Oliveira (Meus Sertões) e Thomas Bauer (CPT-BA e H-3000) – Agronegócio estimula a grilagem de terras, o desmatamento e a violência contra comunidades rurais no Oeste da Bahia Relatório produzido pela Rede Social de Justiça e Direitos Humanos , Amigos da Terra e ActionAid revela como empresas financeiras e do agronegócio especulam com terras agrícolas e estimulam destruição ambiental no Cerrado.
Pontos-chave
- O estado da Bahia registra a maior taxa de desmatamento, principalmente, pela expansão de monocultivos de soja.
- O Cerrado abriga 5% da biodiversidade de espécies vegetais e animais do mundo e representa uma fonte crucial de água para todo o continente.
- A preservação do bioma é fundamental para evitar os efeitos da crise climática.
Fonte originalMeus Sertõeshttps://meussertoes.com.br/2025/11/19/bahia-tem-a-maior-taxa-de-desmatamento-do-cerrado/Publicado originalmente em 19 de novembro de 2025
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
PessoaDireitos Humanos
ÓrgãoMinistério Público do Trabalho do Rio de Janeiro
PaísBrasil
EstadoEstado do Rio de Janeiro
PessoaEstados Unidos do Brazil
CidadeRio de Janeiro/RJ
PessoaDia Mundial do Meio Ambiente
ÓrgãoGoverno do Estado do Rio de Janeiro
ÓrgãoAgência Municipal do Meio Ambiente (AMMA
ÓrgãoOrganização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
CidadePorto Alegre/RS
PessoaViolência Contra Idosos
PessoaFormosa do Rio Preto
PessoaThomas Bauer
ÓrgãoAgência Pública
PessoaSLC Agrícola
ÓrgãoRede Social de Justiça
PessoaAmigos da Terra
Relacionadas no arquivo
Justiça fixa indenização de R$ 1 milhão a empresas de fogos de artifício em Santo Antônio de Jesus por danos morais.Marisa Monte fará show beneficente para Instituto da ProvidênciaLula avalia dar ministério a PT mineiro após ganhar no estadoBYD movimenta R$ 1,03 bilhão em salários e sustenta mais de 22 mil empregos na Bahia, aponta estudo da FIEBVereadora do Pará se retrata após acusação de assédio eleitoralJustiça manda Meta excluir posts sobre demissão por voto político
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 22h06
Pedir correção ou remoção