Ir para o conteúdo
Ficha nº 164813 Cotidiano 09/08/2026 · 13h48

Criar leões em Goiânia era permitido? Brecha na lei explica prática nos anos 1970 e 1980

Mais Goiás tom negativo

As fotografias de leões em quintais, fazendas, comércios e até dentro de automóveis em Goiânia deixam uma pergunta: era permitido manter um animal desse porte em uma propriedade particular? A resposta não cabe em um simples “sim” ou “não”.

Pontos-chave

  • Quando Juruna, Guru e outros grandes felinos viviam próximos a famílias da capital, o Brasil já possuía normas de proteção aos animais e à fauna.
  • O país, porém, ainda não contava com o sistema atual de cadastro, rastreamento, licenciamento e fiscalização de espécies exóticas mantidas em cativeiro.
  • A análise é do advogado ambiental José de Moraes Neto, presidente da Comissão de Direito Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO).
Fonte originalMais Goiáshttps://www.maisgoias.com.br/cidades/criar-leoes-em-goiania-era-permitido-entenda-a-brecha…Publicado originalmente em 9 de agosto de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 07h02 Pedir correção ou remoção