Ir para o conteúdo
Ficha nº 229163 Política 12/01/2026 · 09h38

Emendas consomem até 80% da verba dos ministérios e ampliam protagonismo do Congresso

Emendas consomem até 80% da verba dos ministérios e ampliam protagonismo do Congresso
Imagem: Diário da Manhã - O Jornal do leitor Inteligente (reprodução)

Mateus Vargas – Folha Press As emendas indicadas por deputados e senadores consumiram até 78,9% da verba discricionária de ministérios do governo Lula (PT) em 2025. Trata-se de uma fatia do Orçamento que não está engessada pelo pagamento da folha salarial, entre outras obrigações, e é aplicada no custeio de políticas públicas e nos investimentos em obras e compras de equipamentos.

Pontos-chave

  • O maior percentual foi registrado no Ministério do Turismo, pasta comandada por indicados do centrão desde o começo do terceiro mandato de Lula.
  • Outras três pastas tiveram cerca de 40% dos recursos livres drenados por emendas, incluindo o Ministério da Saúde.
  • O órgão comandado por Alexandre Padilha (PT) é o que executa o maior volume de emendas.
Fonte originalDiário da Manhã - O Jornal do leitor Inteligentehttps://www.dm.com.br/politica/emendas-consomem-ate-80-da-verba-dos-ministerios-e-ampliam-…Publicado originalmente em 12 de janeiro de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 11h45 Pedir correção ou remoção