Ir para o conteúdo

Entidade acusa Meta de lucrar com anúncios falsos do Desenrola Brasil e pede investigação

Santa Portal tom negativo

A entidade de direitos digitais Ctrl+Z pediu à AGU (Advocacia-Geral da União) e ao Ministério da Justiça a investigação sobre a Meta por anúncios falsos sobre o programa de renegociação de dívidas Desenrola Brasil veiculados em Facebook, Instagram e WhatsApp. Segundo a organização, a empresa foi omissa na retirada das propagandas fraudulentas e lucrou com a circulação delas.

Pontos-chave

  • Os pedidos têm como base levantamento do NetLab, laboratório da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) especializado em estudos sobre internet.
  • Segundo o estudo, os primeiros anúncios foram identificados em 9 de abril, quase um mês antes do lançamento do Desenrola (4 de maio).
  • Um dia após o anúncio do programa, houve um pico de propagandas falsas, com 113 publicações mapeadas.
Fonte originalSanta Portalhttps://santaportal.com.br/geral/entidade-acusa-meta-de-lucrar-com-anuncios-falsos-do-dese…Publicado originalmente em 6 de agosto de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

0 favorecidas1 prejudicada13 neutras

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 01h47 Pedir correção ou remoção