Ir para o conteúdo
Ficha nº 222114 Política 09/10/2026 · 21h31

Ineep vê segundo turno como divisor de águas para a política energética

O segundo turno das eleições presidenciais de 2026 será decisivo para os rumos da política energética brasileira, segundo o Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Zé Eduardo Dutra (Ineep).

Pontos-chave

  • O documento relaciona a disputa eleitoral à capacidade do Brasil de controlar seus recursos estratégicos, preservar a autonomia nacional e definir os rumos do próprio desenvolvimento.
  • Na avaliação do instituto, a soberania energética depende de empresas públicas fortes, planejamento estatal e capacidade produtiva nacional.
  • Já o projeto associado ao bolsonarismo prevê a retomada do Programa Nacional de Desestatização, com novas privatizações, maior abertura dos mercados e flexibilização regulatória.
Fonte originalJornal Brasil em Folhashttps://brasilemfolhas.com.br/2026/10/ineep-ve-segundo-turno-como-divisor-de-aguas-para-a-…Publicado originalmente em 9 de outubro de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 11h11 Pedir correção ou remoção