Lula sanciona lei que cria programa para ampliar produção de fertilizantes no Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, com um veto, a lei que cria o Programa de Desenvolvimento da Indústria de Fertilizantes (Profert). A medida foi publicada nesta sexta-feira (4) no Diário Oficial da União (DOU) e estabelece mecanismos para estimular a produção nacional e diminuir a dependência brasileira de insumos importados.
Pontos-chave
- Entre as principais medidas está a criação de uma participação mínima de fertilizantes nacionais nos produtos comercializados no país.
- A exigência começa em 1º de julho de 2027, quando a mistura deverá conter pelo menos 2% de produtos brasileiros.
- A partir daí, o percentual deverá crescer de forma gradual.
Fonte originalO Hojehttps://ohoje.com/2026/09/04/lula-lei-de-fertilizantes/Publicado originalmente em 4 de setembro de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
PaísBrasil ★
PessoaLuiz Inácio Lula da Silva ★
PessoaNo Brasil ★
EmpresaMeta Platforms, Inc.
Pessoade Infraestrutura
ÓrgãoMinistério da Fazenda
PessoaDiário Oficial da União
PessoaMunicipal de Desenvolvimento Econômico
Pessoada Fazenda
ÓrgãoSecretaria Municipal da Fazenda de Aparecida de Goiânia
ÓrgãoInstituto Brasileiro de Geografia e Estatística
PessoaSimples Nacional
ÓrgãoConselho Monetário Nacional
3 favorecidas0 prejudicadas10 neutras
Relacionadas no arquivo
Maior desafio de Lula 4 será aprovar reformas no Congresso, diz Moody’sFlávio Bolsonaro dificilmente controlará direita dos EUA, diz especialistaLula reúne aliados e mapeia novo governo em primeira semana pós-eleiçõesPussycat Dolls fazem primeiro show no Brasil nesta sexta-feira; saiba tudo2º show do BTS no Brasil: confira tudo sobre e veja o que esperarEnem 2026: CNN Brasil fará live com correção da prova em tempo real
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 00h48
Pedir correção ou remoção