Ministro do TCU alerta para repetição de manobras fiscais
O ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), afirmou nesta quinta-feira, 22, que práticas de manipulação das contas públicas comparáveis às do governo Dilma Rousseff voltaram a ocorrer no país. Segundo ele, despesas realizadas fora do Orçamento já chegam a R$ 326 bilhões. ‘A manipulação lá atrás, nas contas do presidente, volta a acontecer’, disse o ministro.
Pontos-chave
- Está praticamente inviabilizando o país em nível internacional de buscar investidores’, declarou.
- Na gravação, Nardes também tratou da situação da previdência social.
- Ele lembrou que, ao analisar as contas deste ano, fez ‘uma declaração muito forte’ sobre o rombo no sistema, que ultrapassaria R$ 404 bilhões.
Fonte originalJornal Brasil em Folhashttps://brasilemfolhas.com.br/2026/10/ministro-do-tcu-alerta-para-repeticao-de-manobras-fi…Publicado originalmente em 23 de outubro de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
PessoaAugusto Nardes
Órgãodo TCU
PaísBrasil
ÓrgãoMesa Diretora da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia
ÓrgãoAssembleia Legislativa do Estado de Goiás
ÓrgãoComissão de Educação da Câmara dos Deputados
EstadoRio Grande do Sul
ÓrgãoCongresso Nacional
PessoaPlano Rio Grande
EmpresaPetrobras
ÓrgãoINSS
ÓrgãoTribunal de Contas da União
PessoaPrevidência Social
ÓrgãoMinistério da Previdência Social
PessoaDilma Rousseff
Relacionadas no arquivo
Plenário do TCU dá aval à alíquota da CBS em 11,3% para 2027 e encaminhará cálculo ao SenadoTCU apura licitação vencida por empresa de sócio de WalfridoAugusto Nardes, ministro do TCU, afirma que Brasil pode não ter recursos para pagar aposentadorias no futuroCambão mantém candidatura na Alego e defende disputa: ‘Todos têm direito de pleitear’7 pré-candidatos à presidência da Alego assinam PEC contra reeleiçãoBruno Peixoto recebe suplentes e lideranças políticas em Goiás
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 01h06
Pedir correção ou remoção