MPF recomenda que médica de Feijó (AC) não negue atendimento a indígenas sem documentos

O Ministério Público Federal recomendou que uma médica da UBS Francisca Xavier, em Feijó/AC, não negue atendimento a indígenas sem documentos. A medida ocorreu após indígenas do povo Madijá terem assistência recusada em 26 de outubro de 2026. A Secretaria Municipal de Saúde de Feijó confirmou a recusa.
Pontos-chave
- MPF proíbe negação de atendimento a indígenas por falta de CPF ou CNS.
- Médica de Feijó recusou assistência ao povo Madijá alegando alto volume de pacientes.
- Secretaria Municipal de Saúde de Feijó deve instruir equipes e afixar avisos públicos.
Contexto
A recusa de atendimento a indígenas pode configurar crimes de discriminação, omissão de socorro e violação do Código de Ética Médica.
Dados da matéria
OndeFeijó/AC
Quando26 out 2026
Número da Recomendação do MPF22/2026
Prazo para orientação das equipes de saúde10 dias
Prazo para afixar avisos públicos nas unidades5 dias
Fonte originalO Rio Brancohttps://oriobranco.net/mpf-recomenda-que-medica-de-feijo-ac-nao-negue-atendimento-a-indige…Publicado originalmente em 28 de outubro de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
ÓrgãoConselho Superior do Ministério Público Federal ★
ÓrgãoUnidade Básica de Saúde José Resk Maklouf
CidadeFeijó/AC
EstadoAcre
ÓrgãoSistema Único de Saúde
PessoaLuidgi Merlo Paiva dos Santos
Assuntopovo Madijá
ÓrgãoSecretaria Municipal de Saúde de Feijó
ÓrgãoCódigo Penal
ÓrgãoConselho Regional de Medicina do Acre
3 favorecidas1 prejudicada6 neutras
Relacionadas no arquivo
Governo envia Força Nacional para reforçar segurança de aldeias após ameaças a indígenas no Mato Grosso do SulGoverno envia Força Nacional para reforçar segurança de aldeias após ameaças a indígenas no Mato Grosso do SulApós ameaças a indígenas no MS, governo envia Força Nacional para reforçar segurança de aldeiasGovernar além das diferençasCarãoFalta de ultrassonografias deixa pacientes sem atendimento em Feijó
Resumo gerado com apoio de IA · google/gemma-4-31B-it-turbo · coletado em 31 out 2026 · 02h26
Pedir correção ou remoção