Ir para o conteúdo
Ficha nº 317222 Política 04/06/2025 · 12h35

Nova Lei amplia cotas raciais em concursos públicos federais para 30%

Nova Lei amplia cotas raciais em concursos públicos federais para 30%
Imagem: Diário da Manhã - O Jornal do leitor Inteligente (reprodução)

O presidente Lula sancionou, nesta semana, a nova Lei 15.142/25, que amplia de 20% para 30% o percentual de vagas reservadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas em concursos públicos federais. A medida altera o marco anterior, em vigor desde 2014, e terá validade até 2035.

Pontos-chave

  • Além de ampliar o percentual de reserva, a legislação traz a inclusão inédita de indígenas e quilombolas como beneficiários das cotas raciais.
  • O modelo já é adotado em diversos concursos e foi mantido para evitar fraudes.
  • Não basta dizer que todos são iguais se, na prática, as oportunidades não chegam a todos”, declarou Lula ao sancionar a lei.
Fonte originalDiário da Manhã - O Jornal do leitor Inteligentehttps://www.dm.com.br/brasil/cotas-raciais-ganham-forca-em-concursos-federais/Publicado originalmente em 4 de junho de 2025
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 20h01 Pedir correção ou remoção