Ir para o conteúdo
Ficha nº 484751 Tecnologia 17/09/2026 · 17h05

O Circo de Pano de Roda e o Circo de Horrores; Por Helder de Moura

Focus Poder tom negativo
O Circo de Pano de Roda e o Circo de Horrores; Por Helder de Moura
Imagem: Focus Poder (reprodução)

O circo aportava ao sertão nordestino guiado por mãos abnegadas, almas vocacionadas a semear uma alegria singela, descalça e barateira. Não eram empresários; eram poetas da própria sobrevivência. O entrefecho da festa começava no cortejo do palhaço, que ganhava as ruas poeirentas entoando o velho jogral: — Hoje tem espetáculo?

Pontos-chave

  • O entrefecho da festa começava no cortejo do palhaço, que ganhava as ruas poeirentas entoando o velho jogral: — Hoje tem espetáculo?
  • Ao que a meninada, em coro extasiado, devolvia: — Tem, sim, senhor! — E o palhaço, o que é? — É ladrão de mulher!
  • Os pequenos ajudantes cobravam a entrada como legítimo cachê daquela folia.
Fonte originalFocus Poderhttps://focuspoder.com.br/o-circo-de-pano-de-roda-e-o-circo-de-horrores-por-helder-de-mour…Publicado originalmente em 17 de setembro de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 31 out 2026 · 12h17 Pedir correção ou remoção