ONU alerta para 'disseminação preocupante de desinformação' na eleição no Brasil
Título original: ONU alerta para ‘disseminação preocupante de desinformação’ na eleição no Brasil
O Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos afirmou que acompanha a disseminação de desinformação nas eleições brasileiras, após receber carta do Instituto Vladimir Herzog denunciando ingerência dos EUA. A entidade pede que a comunidade internacional reconheça o resultado eleitoral, temendo que aliados de Trump não aceitem uma eventual vitória de Lula.
Pontos-chave
- ONU acompanha desinformação nas eleições brasileiras.
- Instituto Vladimir Herzog denuncia ingerência dos EUA.
- Sociedade civil pede reconhecimento do resultado eleitoral.
Contexto
Eleições presidenciais no Brasil em 2026, com tensões sobre possível não reconhecimento do resultado por aliados de Trump.
Dados da matéria
Quem disse
“O Escritório de Direitos Humanos da ONU está acompanhando a situação dos direitos humanos no Brasil às vésperas das eleições — assim como fazemos globalmente com países que passam por processos eleitorais —, incluindo a disseminação preocupante de desinformação que tem afetado muitas eleições ao redor do mundo.”
— Ravina Shamdasani, porta-voz do Alto Comissariado da ONU
“A ingerência externa em um processo eleitoral não constitui apenas uma ameaça à soberania de um Estado. Ela pode afetar diretamente o exercício de direitos humanos internacionalmente protegidos, em particular o direito de participar dos assuntos públicos e de escolher livremente seus representantes.”
— Instituto Vladimir Herzog