Ir para o conteúdo
Ficha nº 231213 Saúde 09/10/2026 · 10h41

Pacientes com câncer de mama têm direitos que vão além da prevenção

A campanha Outubro Rosa chama atenção para a prevenção do câncer de mama, mas a legislação brasileira garante às mulheres diagnosticadas com a doença uma série de direitos que vão além dos exames de rotina. Entre eles estão acesso a tratamento, benefícios previdenciários e medidas de proteção financeira durante o período de recuperação.

Pontos-chave

  • No sistema público, a lei determina que o tratamento do câncer de mama deve começar em até 60 dias após o diagnóstico.
  • Já os planos de saúde precisam seguir prazos específicos para consultas com especialistas, terapias orais, hemoterapia, radioterapia e tratamentos ambulatoriais, conforme a regulamentação da ANS.
  • A reconstrução mamária é um direito garantido no Brasil e pode ser feita tanto pelo SUS quanto por planos de saúde.
Fonte originalJornal Brasil em Folhashttps://brasilemfolhas.com.br/2026/10/pacientes-com-cancer-de-mama-tem-direitos-que-vao-al…Publicado originalmente em 9 de outubro de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 11h54 Pedir correção ou remoção