PGE opina que desfile de carnaval sobre Lula não configura propaganda

A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) posicionou-se de forma contrária à aplicação de punições à campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva por causa do desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói durante o carnaval deste ano. A agremiação levou para a avenida uma homenagem à trajetória do político.
Pontos-chave
- Pela legislação vigente, a propaganda de rua só foi liberada a partir de 16 de agosto, enquanto a apresentação carnavalesca ocorreu no dia 15 de fevereiro.
- Esta representa a segunda contestação jurídica sofrida pelo enredo carnavalesco na corte eleitoral.
- Anteriormente, um processo semelhante já havia mirado o ensaio técnico da escola, ocasião em que a PGE também recomendou o arquivamento da denúncia.
Fonte originalGiro 61https://giro61.com.br/pge-desfile-de-carnaval-sobre-lula-nao-foi-propaganda-antecipada-2/Publicado originalmente em 29 de outubro de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
Pessoade Lula
ÓrgãoMinistério Público Eleitoral
ÓrgãoAcadêmicos de Niterói
PaísBrasil
PessoaLuiz Inácio Lula da Silva
EstadoEstado do Rio de Janeiro
ÓrgãoTribunal Superior Eleitoral (TSE)
ÓrgãoTribunal Superior do Trabalho (TST)
ÓrgãoPartido dos Trabalhadores
EmpresaPartido dos Trabalhadores
AssuntoPartido dos Trabalhadores
CidadeNiterói
PessoaEstela Aranha
ÓrgãoProcuradoria-Geral Eleitoral
ÓrgãoPartido Missão
ÓrgãoCorte Eleitoral
PessoaAlexandre Espinosa
Relacionadas no arquivo
Joana Darc é alvo do MPE por suspeita de usar cadastro público para pedir votosAssédio eleitoral no trabalho pode gerar punições e governo amplia canais de denúnciaGoverno anuncia medidas contra o assédio eleitoral no trabalhoCotado para Fazenda, Fonteles defende cortar privilégiosSmall Caps caem 32,79% e registram maior queda semanal da históriaPEC da Segurança e redução da maioridade penal serão votadas na terça (3)
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 31 out 2026 · 03h23
Pedir correção ou remoção