Prefeitura poderá assumir imóveis abandonados e destiná-los a moradias populares
A Prefeitura de Vitória, no Espírito Santo, publicou decreto que permite assumir imóveis abandonados na região central para destiná-los a moradias populares e outros usos. O processo exige notificação, direito de defesa e prazo de três anos antes da transferência definitiva. Um levantamento identificou 217 imóveis ociosos na área central.
Pontos-chave
- Decreto municipal cria programa de reabilitação da área central.
- Imóveis abandonados podem ser arrecadados após processo administrativo.
- Proprietários têm direito de defesa e prazo de três anos.
Contexto
A medida se baseia na Lei Federal nº 13.465/2017, que trata da regularização fundiária e arrecadação de imóveis abandonados.
Dados da matéria
OndeVitória/ES
Quando22 ago 2026
Imóveis ociosos identificados na região central217
Meta de novas moradias na área central8 mil a 11 mil
Prazo para transferência definitiva do imóveltrês anos
Período de não pagamento de impostos como indício de abandonocinco anos
Fonte originalItaberaba Notíciashttps://www.itaberabanoticias.com.br/brasil/prefeitura-podera-assumir-imoveis-abandonados-…Publicado originalmente em 22 de agosto de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
Relacionadas no arquivo
Chuva e temporais marcam sábado em várias regiões do BrasilMédico morre em acidente entre caminhonete e caminhão-tanque na BR-101, em FundãoInmet emite alerta de perigo potencial para chuvas intensas em mais de 50 municípios capixabasPrefeitura decreta situação de emergência em 11 distritos de Vitória da Conquista devido à estiagemPrefeitura de Vitória da Conquista sanciona lei que cria pontos seguros para embarque e desembarque de passageiros por aplicativoAlunos de projeto da Prefeitura de Vitória da Conquista chegam à final do Brasileiro de Karatê
Resumo gerado com apoio de IA · deepseek-ai/DeepSeek-V4-Flash-0731 · coletado em 31 out 2026 · 05h34
Pedir correção ou remoção