Professores e estudantes da Uesb denunciam discursos de ódio direcionados à comunidade acadêmica
Professores e estudantes da Uesb, campus de Vitória da Conquista, denunciaram à polícia novos episódios de discursos de ódio e ameaças LGBTfóbicas feitos por Hélio Marcos Viana. O agressor já havia sido alvo de inquérito e medida cautelar que o proíbe de entrar na universidade. A comunidade acadêmica realizou protesto e cobra mais segurança.
Pontos-chave
- Denúncia de discursos de ódio e ameaças LGBTfóbicas na Uesb.
- Medida cautelar proíbe agressor de entrar na universidade.
- Comunidade acadêmica protesta por mais segurança no campus.
Contexto
O agressor já havia espalhado panfletos exaltando a ditadura militar em março de 2024.
Dados da matéria
Quem disse
“Após ser chamado para prestar depoimento, ele intensificou o tom das ameaças pelas redes sociais, além de torná-las mais direcionadas à Uesb, em particular aos cursos de Filosofia e Ciências Sociais.”
— Paulo Bertoni, coordenador do curso de Filosofia
“Há um cálculo nisso, que consiste em espalhar o medo na comunidade acadêmica e entre aqueles que se sentirem solidários a ela. É uma estratégia via incitação à violência difusa, que tende a silenciar um espaço que só faz sentido se promover a diversidade e a pluralidade de pensamento.”
— Éder Amaral, professor do DFCH
“Uma ameaça de ataque massivo às pessoas não pode ser tratada como um assunto de gabinete, ou como algo que vai cessar quando a poeira baixar. Não é um assunto exclusivo das pessoas LGBTQIAP+, dos grupos de esquerda ou dos cursos de humanidades. É a própria existência da universidade que está na mira.”
— Éder Amaral, professor do DFCH