Racha no PT adia votação da PEC da Segurança no Senado
O ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), José Guimarães, afirmou que a retirada de pauta da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública ocorreu após um “desentendimento” dentro da bancada do PT no Senado. A oposição, segundo ele, percebeu a fragilidade do partido e ajudou a suspender a sessão, prevista para quinta-feira (15).
Pontos-chave
- O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), mencionou a falta de entendimento sobre emendas apresentadas ao texto que alteram a maioridade penal.
- A proposta foi protocolada logo antes do início da sessão, mesmo sem acordo com o restante da bancada.
- O restante dos crimes manteria a responsabilização criminal aos 18 anos.
Fonte originalJornal Brasil em Folhashttps://brasilemfolhas.com.br/2026/10/racha-no-pt-adia-votacao-da-pec-da-seguranca-no-sena…Publicado originalmente em 16 de outubro de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
ÓrgãoNo Senado ★
PessoaPEC da Segurança Pública ★
ÓrgãoSenado Federal
ÓrgãoNa Câmara
PaísBrasil
PessoaLuiz Inácio Lula da Silva
Pessoada Segurança Pública do Estado
EstadoBahia
EstadoCeará
EstadoAmapá
PessoaDavi Alcolumbre
PessoaProposta de Emenda
PessoaRogério Marinho
PessoaMunicipal de Relações Institucionais
PessoaCamilo Santana
PessoaReeleição de Lula
PessoaJosé Roberto Guimarães
PessoaPT. Jaques Wagner
ÓrgãoCCJ do Senado
2 favorecidas0 prejudicadas17 neutras
Relacionadas no arquivo
Análise: Republicanos encontram dificuldades em estados “vermelhos”Ex-presidentes do PT veem necessidade de que governo Lula 4 fale com novas bases políticasCadeira de Flávio Bolsonaro não ficará vaga no SenadoLula prioriza PEC da Segurança e Orçamento em agenda no Congresso até o fim do anoMotta diz que ainda não discutiu com governo prioridades até o fim do anoGoverno Lula prioriza Orçamento e PEC da Segurança em agenda no Congresso até o fim do ano
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 04h55
Pedir correção ou remoção