Reciprocidade não é retaliação nem “olho por olho”, diz Alckmin
O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou, na terça-feira (21), que a Lei da Reciprocidade visa corrigir injustiças e não retaliações aos Estados Unidos. O governo brasileiro prepara um pacote de apoio em três eixos para mitigar os impactos de novas tarifas impostas pelo governo de Donald Trump.
Pontos-chave
- Alckmin nega que a Lei da Reciprocidade seja uma medida de retaliação.
- Governo estrutura apoio financeiro e diversificação de mercados para exportadores.
- Tarifas americanas podem atingir US$ 7,4 bilhões em exportações brasileiras.
Contexto
O governo de Donald Trump impôs sobretaxas a produtos brasileiros, gerando preocupação em associações empresariais.
Dados da matéria
OndeBrasília/DF
Quando21 jul 2026
Tarifa prevista sobre produtos brasileiros25%
Possibilidade de acréscimo tarifário12,5%
Percentual de exportações destinadas ao mercado americano afetadas18%
Valor equivalente das exportações afetadasUS$ 7,4 bilhões
Quem disse
“A ideia não é retaliação. Diz que olho por olho pode acontecer de os dois ficarem cegos. A reciprocidade é: nós estamos sendo injustiçados e queremos corrigir isso”
— Geraldo Alckmin, vice-presidente
Fonte originalBlog do Edison Silvahttps://blogdoedisonsilva.com.br/2026/07/22/reciprocidade-nao-e-retaliacao-nem-olho-por-ol…Publicado originalmente em 22 de julho de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
PessoaGeraldo Alckmin ★
PaísBrasil
PaísEstados Unidos da América
PessoaDonald Trump
ÓrgãoMinistério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
PessoaMárcio Elias Rosa
ÓrgãoCongresso Nacional do Brasil
0 favorecidas2 prejudicadas5 neutras
Relacionadas no arquivo
Lula tem chance de fazer governo mais responsávelTabata defende Alckmin na Fazenda e admite disputar SP em 2028Lula já mandou seu recado de que vai insistir na indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga que está aberta no Supremo, apesar de Rodrigo Pacheco ter a preferência de Alcolumbre e ministros do tribunalTrump diz que Flávio pode ficar nos EUA pelo tempo que quiser'Plebiscito' sobre Trump, eleições nos EUA podem ter repercussões internas e para o resto do mundo; entendaWiller Tomaz tem 5 casas em Angra além da disputada com Richarlison
Resumo gerado com apoio de IA · google/gemma-4-31B-it-turbo · coletado em 31 out 2026 · 04h42
Pedir correção ou remoção