STF e TSE se desentendem em decisões sobre campanhas de Lula e Flávio Bolsonaro
Decisões conflitantes do STF e do TSE nas eleições de 2026 expuseram uma tensão entre as cortes e provocaram disputa sobre os limites da atuação do Supremo em questões eleitorais. Levantamento de 171 episódios mostra que os tribunais concordaram mais do que divergiram em quase três décadas, mas os conflitos recentes ganharam novos contornos.
Pontos-chave
- O embate contrasta com um histórico de sintonia entre as cortes, especialmente no combate à desinformação e na proteção do sistema eleitoral.
- Em geral, essa revisão ocorre por meio de recursos apresentados após o julgamento na Corte Eleitoral.
- Nas eleições de 2026, a tensão ganhou outros contornos.
Fonte originalJornal Brasil em Folhashttps://brasilemfolhas.com.br/2026/10/stf-e-tse-se-desentendem-em-decisoes-sobre-campanhas…Publicado originalmente em 13 de outubro de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
PessoaCarta de Flávio Bolsonaro ★
PessoaLuiz Inácio Lula da Silva
ÓrgãoSupremo Tribunal Federal (STF)
ÓrgãoJustiça Eleitoral do Amapá
CidadeSantos
EstadoEstado do Rio de Janeiro
CidadeRio de Janeiro/RJ
ÓrgãoTribunal Superior Eleitoral (TSE)
PessoaAndré Luiz de Mendonça Figueiredo Neto
PessoaKassio Marcelo de Oliveira Nunes Marques
PessoaEdson Fachin
PessoaFlávio Dino
PessoaOperação Nossa Senhora Aparecida
PessoaGilmar Mendes
PessoaAnthony Garotinho
PessoaDia da Padroeira do Brasil
ÓrgãoCorte Eleitoral
PessoaDefesa de Flávio
1 favorecida0 prejudicadas17 neutras
Relacionadas no arquivo
Estratégia do exílioItamaraty convoca representante argentino por suposta cooperação na fuga de Flávio BolsonaroCidadania italiana dos irmãos Bolsonaro pode ser investigadaBrasileirão: confira os melhores momentos de Corinthians x MirassolCoritiba x Vitória na Série A: escalações prováveis e onde assistirBarbeiro Mirim, jovem com 1 milhão de seguidores, morre a tiros em PE
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 10h01
Pedir correção ou remoção